Mostrar mensagens com a etiqueta Reflexões. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Reflexões. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, outubro 20, 2006

A redacção

A professora Ana Maria na sala de aula pediu aos alunos que fizessem uma redacção e que nela escrevessem o que gostariam que Deus fizesse por eles.
À noite, corrigindo as redacções, ela depara-se com uma que a deixa muito emocionada.
O marido nesse momento acaba de chegar e vendo-a a chorar pergunta-lhe o que aconteceu.
E ela respondeu:
- Lê isto.

Era a redacção de um aluno:

"Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me num televisor.
Quero ocupar o lugar dela.
Viver como vive a TV da minha casa.
Ter um lugar especial para mim, e reunir a minha família à volta...
Ser levado a sério quando falo...
Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem perguntas.
Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona.
E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo quando está cansado.
E que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar.
E ainda que os meus irmãos briguem para estar comigo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo.
E, por fim, faz com que eu possa diverti-los a todos.
Senhor, não te peço muito...
Só quero viver o que vive qualquer televisor!"

Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:
- Meu Deus, coitado desse miúdo! Que pais!

E ela olhando-o, respondeu:
- Esta redacção é do nosso filho.

quinta-feira, outubro 12, 2006

O que é ser pobre

Um pai, bem de vida, querendo que o seu filho soubesse o que é ser pobre, levou-o para passar uns dias com uma família de camponeses. O menino passou 3 dias e 3 noites vivendo no campo.
No carro, ao voltar para a cidade, perguntou o pai:
- Como foi a experiência?
- Boa… Responde o filho, com o olhar perdido à distância.
- E o que aprendes-te? Insistiu o pai.
O filho respondeu:
1 - Que nós temos um cão e eles têm quatro...
2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até a metade do nosso quintal. Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde têm peixinhos e outras coisas lindas...
3 - Que nós importamos lustres do Oriente para iluminar o nosso jardim enquanto eles têm as estrelas e a lua para iluminá-los...
4 - O nosso quintal chega até o muro, o deles chega até o horizonte...
5 - Nós compramos a nossa comida, eles cozinham...
6 - Nós ouvimos CD's... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animaizinhos... tudo isso, às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha a sua terra...
7 - Nós usamos microondas, tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogão a lenha...
8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes. Eles vivem com as suas portas abertas, protegidos pela amizade dos seus vizinhos...
9 - Nós vivemos conectados ao telemóvel, ao computador, à televisão. Eles estão conectados à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família...

O pai ficou impressionado com a profundidade do seu filho e então o filho terminou:
- Obrigado, pai, por me teres ensinado o quanto somos pobres!

Cada dia, estamos mais pobres de espírito e de observação da natureza, que são as grandes obras de Deus.

Preocupamo-nos em TER, TER, TER, CADA VEZ MAIS TER, em vez de nos preocuparmos em SER.

terça-feira, junho 20, 2006

O poço e o seu segredo

Numa pequena aldeia de Marrocos, um homem contemplava o único poço de toda a região.
Um garoto aproximou-se:
- O que tem lá dentro? – quis saber
- Deus.
- Deus está escondido dentro deste poço?
- Está.
- Quero ver – disse o garoto, desconfiado.
O velho pegou-o no colo e ajudou-o a debruçar-se na borda do poço. Refletido na água, o menino pode ver o seu próprio rosto.
- Mas este sou eu – gritou.
- Isso mesmo – disse o homem, tornando a colocar delicadamente o menino no chão. Agora você sabe onde Deus está escondido.

sábado, abril 29, 2006

Racismo é Burrice

A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres. Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

"Qual o problema, senhora?" - perguntou a comissária.
"Não está vendo?" - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
"Por favor, acalme-se - disse a aeromoça -"infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
"Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugarna classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe".
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:"Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável". E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: "Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..."
E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Só de passagem...

Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egipto, com o objectivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão os seus móveis? - perguntou o turista.
E o sábio, imediatamente, perguntou também:
- E onde estão os seus?
- Os meus?! - surpreendeu-se o turista - Mas eu estou aqui só de passagem!
- Eu também... - concluiu o sábio.


A vida na terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem-se de serem felizes.

segunda-feira, novembro 28, 2005

A pontuação é tudo

Um homem muito rico estava muito doente. Pediu papel e caneta. E, escreveu assim:

Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres

E morreu logo a seguir, antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro os concorrentes à fortuna.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida e, pontuou da seguinte maneira:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro pediu cópia do original. E puxou a brasa à sua sardinha:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os pobres da cidade. Um deles, muito sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.


Assim é a vida. Nós é que colocamos a pontuação. E isso faz toda a diferença.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Olá Jesus, eu sou o Zé!...

Todos os dias, ao meio-dia, um pobre velho entrava na Igreja da missão e poucos minutos depois, saia.

Um dia o sacristão perguntou-lhe:
- Que faz o Senhor aqui, sempre à mesma hora? Eu sou o responsável pela igreja e devo vigiar, pois há aqui objectos de valor...

- Ah! não tenha problema quanto a isso, eu venho apenas rezar - respondeu o velho.

- Mas é estranho, disse o sacristão, você reza alguma coisa, assim tão depressa?

- Bem, eu não sei rezar aquelas orações compridas, mas todos os dias, ao meio-dia, eu gosto de vir à igreja e só sei dizer: "Olá, Jesus, eu sou o Zé!... Vim visitar-Te!..."
Para isto, basta-me um minuto, e saio logo de seguida. Não sei rezar outras coisas, mas tenho a certeza que Ele me ouve.

Alguns dias depois, o Zé sofreu um acidente e foi internado no hospital. Na enfermaria, passou a exercer certa influência sobre todos. De tal forma que os doentes mais tristes tornaram-se muito alegres e até se ouviam boas risadas entre eles.

- Sr. José - disse-lhe um dia a enfermeira de serviço - os outros doentes dizem que o senhor está sempre alegre e é muito divertido. Que se passa consigo?

- Sim, senhora enfermeira, procuro ser sempre alegre, mas isso sinto que deve à visita que recebo todos os dias, de manhãzinha, a qual me traz grande alegria e boa disposição para o dia inteiro!

A enfermeira ficou curiosa, pois já tinha notado que havia uma cadeira vazia encostada à cama do Sr.José, mas nunca se dera conta de qualquer visita. Ele era um velho que vivia sozinho, sem ninguém de familia. Quem seria que o vinha visitar!... Então não resistiu a perguntar-lhe:
- Mas, Sr. José, quem é que o vem visitar?

- Todos os dias, respondeu o Sr. José com um brilho nos olhos, todos os dias, Ele vem, senta-Se ao pé da minha cama, e quando olho para Ele, apenas sorri e diz-me:
- Olá, Zé! Eu sou Jesus, vim só visitar-te!...


Post gentilmente cedido, bem quer dizer... post roubado à T.X. :P

quinta-feira, outubro 27, 2005

Experiência?!

"A redacção que se segue foi escrita por um candidato numa selecção de pessoal na Volkswagen.
A pessoa foi aceite e seu texto está a fazer furor na Internet, pela sua criatividade e sensibilidade:

Já fiz cócegas à minha irmã só para que deixasse de chorar, já me queimei a brincar com uma vela, já fiz um balão com a pastilha que se me colou na cara toda, já falei com o espelho, já fingi ser bruxo.

Já quis ser astronauta, violinista, mago, caçador e trapezista; já me escondi atrás da cortina e deixei esquecidos os pés de fora; já estive sob o chuveiro até fazer chichi.

Já roubei um beijo, confundi os sentimentos, tomei um caminho errado e ainda sigo caminhando pelo desconhecido.

Já raspei o fundo da panela onde se cozinhou o creme, já me cortei ao barbear-me muito apressado e chorei ao escutar determinada música no autocarro.

Já tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais difíceis de esquecer.

Já subi às escondidas até ao terraço para agarrar estrelas, já subi a uma arvore para roubar fruta, já caí por uma escada.

Já fiz juramentos eternos, escrevi no muro da escola e chorei sozinho na casa de banho por algo que me aconteceu; já fugi de minha casa para sempre e voltei no instante seguinte.

Já corri para não deixar alguém a chorar, ja fiquei só no meio de mil pessoas sentindo a falta de uma única.

Já vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado, já mergulhei na piscina e não quis sair mais, já tomei whisky até sentir meus lábios dormentes, já olhei a cidade de cima e nem mesmo assim encontrei o meu lugar.

Já senti medo da escuridão, já tremi de nervos, já quase morri de amor e renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial, já acordei no meio da noite e senti medo de me levantar.

Já apostei a correr descalço pela rua, gritei de felicidade, roubei rosas num enorme jardim, já me apaixonei e pensei que era para sempre, mas era um "para sempre" pela metade.

Já me deitei na relva até de madrugada e vi o sol substituir a lua; já chorei por ver amigos partir e depois descobri que chegaram outros novos e que a vida é um ir e vir permanente.

Foram tantas as coisas que fiz, tantos os momentos fotografados pela lente da emoção e guardados nesse baú chamado coração...

Agora, um questionario pergunta-me, grita-me desde o papel:
"Qual é a sua experiência?"

Essa pergunta fez eco no meu cérebro. "Experiência... Experiência..."
Será que cultivar sorrisos é experiência?

Agora... agradar-me-ia perguntar a quem redigiu o questionário:
- Experiência?! Quem a tem, se a cada momento tudo se renova?"

Deficiências...

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu própio destino.


"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê o seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para os seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir os seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam da sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos os que não conseguem falar com Deus.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Só depende de nós

Se a nota dissesse: "Não é uma nota que faz a música"
... não haveria sinfonia.

Se a palavra dissesse: "Não é uma palavra que faz uma página"
... não haveria livro.

Se a pedra dissesse: "Não há pedra que possa fazer uma parede"
... não haveria casa.

Se a gota dissesse: "Uma gota de água não faz um rio"
... não haveriam oceanos.

Se o grão dissesse: "Não é um grão que semeia um campo"
... não haveria colheita.

Se o homem dissesse: "Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade"
... jamais haverá justiça, paz, dignidade e felicidade na Terra.

Assim como a sinfonia precisa de cada nota;
Assim como o livro precisa de cada palavra;
Assim como a casa precisa de cada pedra;
Assim como o oceano precisa de cada gota d'água;
Assim como a colheita precisa de cada grão de trigo...
A HUMANIDADE PRECISA DE NÓS!

O que estás à espera para perceberes esta realidade?
O mundo precisa do nosso apoio para ser o mundo que todos queremos, desejamos e merecemos.

Não gastes o teu tempo precioso a indagar, vasculhar e fazer grandes "palestras": Por que é que o mundo não é um lugar melhor?

A única questão é somente esta: Como posso torná-lo melhor?

A força de um povo... constrói-se cada dia... todos os dias...

A partir duma nota, duma palavra, duma pedra, duma gota, dum grão...
...DE CADA UM DE NÓS

sábado, setembro 24, 2005

A Lição da Borboleta

Um homem estava observando, horas a fio, uma borboleta esforçando-se para sair do casulo. Ela conseguiu fazer um pequeno buraco, mas seu corpo era grande demais para passar por ali. Depois de muito tempo, ela pareceu ter perdido as forças, e ficou imóvel.
O homem, então, decidiu ajudar a borboleta; com uma tesoura, abriu o restante do casulo, e libertando-a imediatamente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observa-la, esperando que, a qualquer momento, suas asas se abrissem e ela levantasse voo. Mas nada disso aconteceu; na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas, incapaz de voar.

O que o homem – em sua gentileza e vontade de ajudar – não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura, foi o modo escolhido pela natureza para exercita-la e fortalecer suas asas.
Algumas vezes, um esforço extra é justamente o que nos prepara para o próximo obstáculo a ser enfrentado. Quem se recusa a fazer este esforço, ou quem tem uma ajuda errada, termina sem condições de vencer a batalha seguinte, e jamais consegue voar até o seu destino.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Quem é bom…

Quem é bom dá para que vivam,
Quem ama vive para dar.

Quem é bom suporta a ofensa,
Quem ama esquece-a.

Quem é bom compadece-se,
Quem ama ajuda.

Quem é bom começa e acaba,
Quem ama começa para não mais acabar.

Quem é bom faz o que pode,
Quem ama pode o que parece impossível.

Quem é bom perdoa os erros,
Quem ama não deixa errar.

Quem é bom ajuda quando está perto,
Quem ama está sempre perto para ajudar.

Quem é bom também ama,
Quem ama sempre é bom.

Quem é bom atende as necessidades,
Quem ama tem necessidade de atender.

Quem é bom não faz mal a ninguém,
Quem ama faz o bem a quem quer mal.

Quem é bom vê as condições para dar,
Quem ama dá sem condições.

Quem é bom é como Deus o fez,
Quem ama faz como Deus quer.

Quem é bom cansa-se, às vezes,
Quem ama nunca descansa.

Quem é bom vê o homem que pede,
Quem ama vê, no homem que pede, o Deus que tudo dá.

segunda-feira, julho 04, 2005

Os sete sapatos sujos

O escritor moçambicano, Mia Couto, também licenciado em Medicina e Biologia, fez uma oração de sapiência, em 7 de Março, na abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. Excertos desta oração foram publicados no Courrier Internacional, nº. 0, de 2 de Abril.

Destacamos, Os Sete Sapatos Sujos:

"Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar. Eu contei Sete Sapatos Sujos que necessitamos de deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos. Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico:

- Primeiro Sapato - A ideia de que os culpados são sempre os outros.
- Segundo Sapato - A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho.
- Terceiro Sapato - O preconceito de que quem critica é um inimigo.
- Quarto Sapato - A ideia de que mudar as palavras muda a realidade.
- Quinto Sapato - A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.
- Sexto Sapato - A passividade perante a injustiça.
- Sétimo Sapato - A ideia de que, para sermos modernos, temos de imitar os outros."

Mia Couto

segunda-feira, junho 27, 2005

Para todas as mulheres...

Ana, este texto é especialmente para ti...

Há quem ache que as mulheres só têm defeitos, mas ficam desde já a saber que quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos.

Apareceu um anjo que lhe perguntou: "Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação?"

Ao que Deus respondeu: "Já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver à base de coca-cola light e restos de comida, tem um colo capaz de segurar em quatro crianças ao mesmo tempo, tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos."

O anjo ficou estupefacto com estas especificações. "Só duas mãos!? Impossível! E esse é apenas o modelo normal? É muito trabalho só para um dia. É melhor acabares só amanhã."

"Nem pensar", protestou Deus. "Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente e consegue trabalhar 18 horas por dia."

O anjo aproximou-se e tocou na mulher. "Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus".

"Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar."

"E ela vai ser capaz de pensar?" perguntou o anjo.

"Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer"

O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher. "Ups, parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só."

"Isso não é uma fuga, é uma lágrima."

"E para que é que isso serve?" perguntou o anjo.

"A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho."

O anjo estava impressionado."És um génio, Deus. Pensaste em tudo."


E de facto as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriam quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas.
Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças. Não aceitam um "não" quando acreditam que existe uma solução melhor. Prescindem de tudo para dar à família.
Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio.
Ficam radiantes quando nasce um bébé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites. Sabem que um abraço e um beijo podem curar qualquer desgosto.

Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem, voam, andam e correm ou mandam e-mails só para mostrar que se preocupam contigo. O coração de uma mulher mantem este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres tem coisas vitais a dizer e tudo para dar.

NO ENTANTO, SE EXISTE UM DEFEITO NAS MULHERES É QUE ELAS SE ESQUECEM CONSTANTEMENTE DO SEU VALOR.

Este texto é só para que todas as mulheres se lembrem do espantosas que são...